Lugares Bons Para Viajar Em Minas Gerais
Você está procurando lugares bons para viajar em Minas Gerais?
Minas Gerais é um estado maravilhoso para quem gosta de história e claro, conhecer paisagens deslumbrantes.
Se você prefere cachoeiras e o contato direto com a natureza, a cidades incríveis que vão proporcionar tudo que você precisa. Agora, se você está em busca de calmaria, bons restaurantes, e um delicioso café com pão de queijo, Minas Gerais também vai atender às suas expectativas.
Nós vamos ajudar você a encontrar lugares Bons para viajar em Minas Gerais.
Nessa leitura, vamos te dar opções de destinos maravilhosas, que combina com seu estilo de viagem e com disponibilidade que você tem a gastar.
Abre as malas e capriche no seu planejamento de viagem.
Melhores opções de lugares bons para viajar em Minas Gerais
Belo Horizonte
Se você acha que Belo Horizonte é apenas a capital de Minas Gerais, você está muito enganado. A cidade conta com inúmeras possibilidades, e um centro histórico extremamente badalado.
Só pra você ter uma ideia, Belo Horizonte conta com oito museus, além do famoso conjunto arquitetônico da Pampulha, projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer.
Quando o assunto é a gastronomia mineira, a infinidade de opções de queijo pode ser degustada no mercado central da cidade.
E pra você que gosta daquela cervejinha no final da tarde, Belo Horizonte pode ser considerada a capital Nacional do boteco, Em qualquer esquina você achará um.
Ouro Preto
Ouro Preto é uma das cidades mais estudadas nas épocas de escola, isso porque ela é a prova viva da história do ouro no Brasil. Quando a Inconfidência Mineira era planejada, era nessa cidade que tudo corria. Além disso, Ouro Preto ganhou proporções internacionais com as obras de Aleijadinho.
A cidade é bastante conhecida por suas ladeiras intermináveis, mas todas elas valem a pena para chegar no centro histórico de Ouro Preto, onde você verá história em cada canto das igrejas e museus espalhados pela região.
A cidade que já respira história lota no Festival de inverno, onde as ruas são tomadas por muita arte.
Cidade de Mariana
Ao chegar em Mariana, a primeira coisa que você vai ver é uma placa escrita: aqui nasceu Minas Gerais.
Quando a corrida do ouro acontecia, Mariana abrigava pessoas que foram importantes nessa época.
Apesar de uma cidade muito pequena, Mariana carrega em sua história construções imponentes, com a igreja de São Francisco de Assis e a igreja de nossa senhora do Carmo. Uma está bem do lado da outra e ambas foram construídas na época colonial.
Tiradentes
A cidade de Tiradentes parece um cenário de filme, com arquitetura colonial e suas ruas de paralelepípedo, parece que toda a região foi construída a dedo.
A cidade é conhecida por sua vertente histórica e atualmente, por ser um lugar de muito sossego, paz e tranquilidade.
Como a beleza e o charme de tirar o fôlego o, o passeio de maria fumaça até São José del Rey é o grande ponto alto de sua estadia.
E pra você, que procurar restaurantes típicos como excelente gastronomia, você pode esperar muito dessa cidade.
Carrancas
Uma cidadezinha de menos de 4000 habitantes, carrancas é o destino de quem é apaixonado pela Natureza. Com cachoeiras, poços, as grutas escondidas, ela é a cidade que abriga sete complexos de quedas d’água.
Se você busca por lugares secretos para conhecer, pode apostar que carrancas precisa entrar na sua lista.
Caso esteja na dúvida, visite o complexo da Maria Fumaça e o complexo Zilda, ambos são conhecidos como os mais bonitos da região.
Diamantina
Como o próprio nome já diz, Diamantina ganhou esse nome pela quantidade De diamantes que foram extraídos dessa região na época do séculos 17 e 18.
Cidade natal de Juscelino Kubitschek, ela é o testemunho da riqueza do Brasil.
Além de carregar muita história, Diamantina também tem suas belezas naturais, como a Serra do Espinhaço que está localizada no Parque do Bira.
Apesar do seu ar tranquilo, se você quer conhecer Diamantina em uma época mais agitada, visite a região na época da Vesperada, Época em que a cidade recebe uma infinidade de concertos musicais e a sacada dos casarões ganham vida.
Brumadinho
Apesar da recente catástrofe que aconteceu na região, brumadinho sempre foi considerada a cidade da arte.
O visitante que chegar na região é surpreendido por inúmeras galerias, e cada porta que se abre é uma atração diferente.
O melhor é que você não precisa ser um entendedor de arte para visitar a região.
Monte verde
Imagina chegar em um vilarejo europeu repleto de restaurantes e um sossego que você nunca imaginou viver…
Essa é a descrição de Monte Verde.
Situada no distrito de Camanducaia, bem próximo da divisa de São Paulo, Monte Verde é uma cidade que lota no inverno. É muito difícil encontrar hospedagem na região quando as temperaturas caem.
Como infinidade de restaurantes, bares, chocolaterias e lojinhas que estão sempre cheias, Monte Verde tem um dos melhores fundoes da região.
Mas se engana quem acha que não é possível aproveitar a região no verão, as opções de trilhas e passeios de aventura atendem os turistas mais ousados.
Parque Estadual do Ibitipoca
Se você é o tipo de viajante que está sempre em busca de desafio, quero conhecer trilhas, cachoeiras, grutas e muito verde, o parque Estadual do Ibitipoca é o destino certo pra você. Parágrafo contém circuitos diferentes os que levam atrações incríveis, o mais conhecido é chamado de janela do céu. É um mirante de onde surge uma queda da água sem qualquer explicação.
O parque está situado na região conhecida como Conceição do Ibitipoca, que é um vilarejo rústico, mas muito charmoso.
Capitólio
Essa era uma pequena cidade do sudeste Mineiro, que abrigava apenas 8000 habitantes, até que ela foi descoberto.
Em pouco tempo, ganhou a fama de Beleza Natural e com isso, Capitólio passou a ser destino internacional.
Os canios do Lago das Furnas São os grandes responsáveis por sua fama. Os paredões rochosos, as cachoeiras e suas águas esverdeadas são de tirar o fôlego o.
Para que você possa desfrutar de toda beleza da região, basta fazer um passeio de barco, Que é item obrigatório se você vai a região. Afinal, é a única forma de você chegar nas melhores cachoeiras mirantes da região.
San Tomé das letras
A cidade está situada a 1440 Metros de altitude, situada em uma região de montanha, A região é bastante visitada por quem gosta de coisas místicas e quem está atrás de lendas.
Há quem acredite que a gruta do carimbado leva, até nada menos, do que Machu Picchu. Será verdade?
O final de tarde em São Tomé das letras reserva um dos pôr do sol mais um brunch que você vai ver. Nos dias quentes, é possível se refrescar tomando um banho em uma das mais de 30 cachoeiras da região.
Com ares de cidade pequena, San Tomé das letras tem diferentes tipos de cachaça e uma gastronomia caseira extremamente gostosa.
Parque Nacional do Caparaó
Já localizada na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, Esse local abriga o ponto mais alto da região, considerado o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da bandeira com 2892 m de altitude.
A noite a região recebe uma infinidade de montar nestas, que estão dispostos a encarar a subida para ver o nascer do sol lá de cima.
Para quem não tem preparo físico ou não quer fazer atividades, a região também apresenta uma infinidade de cachoeiras e vales com belas impressionantes.
Poços de Caldas
Conhecida pelos seus cassinos e suas águas termais, infelizmente o jogos de azar foram proibidos na região, mas As águas termais ainda compensa.
Uma das cidades turísticas mais visitadas, Poços de Caldas é um dos lugares bons para viajar em Minas Gerais, Atualmente para quem está em busca de uma viagem romântica.
É possível ir de teleférico até o Cristo Redentor da cidade, comprar cristais nas lojinhas típicas da região e desfrutar de muito sossego.
Serra do Cipó
Se o que você busca é destino de aventura em meio à natureza, a serra do Cipó pode ser considerado um dos melhores lugares bons para viajar em Minas Gerais.
Grande parte da região é protegida pelo parque Nacional, onde a diversos pontos de preservação ambiental.
Para se chegar na Serra do Cipó, é preciso se hospedar em uma ação de cidadezinha chamada Santana do riacho, dentro dela aumento infinidade de opções de hotéis e pousadas.
A partir dela é onde você encontrará passeios de ecoturismo, podendo percorrer trilhas, nadar em cachoeiras e conhecer os pontos turísticos da região.
Gruta de Maquiné
Essa gruta já foi cenário de diferentes livros de João Guimarães Rosa, o escritor nasceu no local, é por isso que boa parte de sua literatura cita pontos turísticos da região.
Essa gruta tem uma beleza de tirar o fôlego o. São sete salões abertos a visitação, com formações geológicas de preservação ambiental.
Para acessar a região é preciso de um guia turístico, uma vez que, é preciso tomar cuidado com caminho até a gruta e também, no andar dentro dela.
Como chegar nos lugares bons para viajar em Minas Gerais?
A maioria dos destinos citados acima é possível fazer de carro. No entanto, há aeroporto em Belo Horizonte e em, Contagem, uma cidade que está situada há 60 km da capital.
Você tem a opção de ir de carro, partindo da sua cidade. Ou então, pode pegar um avião até um dos aeroportos e de lá, alugar um carro para seguir viagem.
Há destinos onde será necessário uma 4×4, pois a região tem estradas de terra. No entanto, se você não estiver afim de dirigir e quer aproveitar a viagem, diversos ônibus partes com esses destinos e você pode ir descansando.
Qual a melhor época para visitar os Lugares bons para viajar em Minas Gerais?
Depende muito do tipo da aventura que você busca, se você gosta de curtir o frio e prefere viagens mais românticas, vá a Minas Gerais no inverno. A região não chega a gear, mas tem temperaturas bem atrativas e a cidade de Monte Verde irá proporcionar uma experiência incrível.
Se você é o tipo de turista que busca aventura, evite as épocas de chuva, pois as cachoeiras e rios estão mais cheios, por isso, alguns passeios não podem ser feitos para preservar a segurança do turista.
Se a sua opção por ir com crianças ou com pets, avalie uma opção de hospedagem que proporcione mais conforto. É muito comum encontrar opções com pensão completa ou meia pensão, o que irá facilitar muito a sua estadia.
Mas também, encontrar restaurantes e locais para alimentação é bem simples em todos os destinos. Nos mais aventureiros, os guias que estarão com você direcionarão restaurantes e opções para eu conforto.
Viajar para Minas Gerais custa caro?
A verdade é que existem opções para todos os bolsos e gostos, se você prefere mais aventura, aproveite uma pousada com menos estrutura, uma vez que, você passará o dia fora e voltará apenas para um banho quente e uma cama confortável.
Agora, se você está em uma viagem romântica, avalie opções de pousadas mais aconchegantes com de café da manhã. Existem alguns que só aceitam adultos e disponibilizam opções de ladeira, jantares românticos e até mesmo, experiências para casal.
Se você está viajando com crianças, que tal um local com espaço e diversão para elas? Isso é o que não falta nos lugares bons para viajar em Minas Gerais. Existem hospedagens que tem até guia infantil, para que você possa descansar enquanto eles se divertem.
Acredite, Minas Gerais é versátil, é bonita e tem opções para todos os tipos de viajantes!
Anotou todas as nossas dicas?
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.
Até a próxima!